Como iniciar uma escola?

Atualizado: 25 de jan.

Abrir uma escola não é uma tarefa simples, mas podemos te ajudar nisso! Contando com nossa assessoria na área pedagógica, administrativa, financeira, gestão de pessoas e comunicação, este processo se torna mais fácil. Primeiro, é preciso ter em mente um objetivo claro, planejar todas as etapas, pesquisar o mercado e cumprir todos os requisitos legais.


São muitos fatores a considerar: de legislação à gestão escolar e empreendedorismo, passando por temas pedagógicos e tendências do mercado. Entenda as demandas, mapeie os diferenciais que sua escola pode oferecer para atender à necessidade educacionais da região.


A escola precisa respeitar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), bem como leis estaduais e municipais. É necessário ainda registrar a empresa na prefeitura da cidade em que ela estiver localizada, além de consultar a Secretaria de Educação, o Ministério da Educação e a delegacia de ensino da cidade em que deseja abrir o empreendimento.


É preciso também definir esses aspectos políticos pedagógicos da escola, que interferem diretamente no público que atenderá e nas instalações e equipe necessárias. Cada linha pedagógica apresenta diferenciais e desafios para as escolas. Muitas famílias buscam escolas com linhas pedagógicas com as quais tenham afinidade. Além da estrutura física, a escola precisa investir em acervo literário e didático, equipamentos para as salas e laboratórios e em tecnologia para gerir a escola com eficiência.


A comunicação escolar não pode passar despercebida desse processo. Essencial para a construção de relacionamento com os públicos, investir em comunicação é essencial ao abrir e gerir uma escola. A comunicação bem feita começa na divulgação da escola, se reforça na captação de alunos e constrói laços nos anos de estudo.

9 visualizações

Posts recentes

Ver tudo